Apresentação

A Residência em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (RMV/UFV) é uma modalidade de ensino de Pós-Graduação Lato Sensu, em Área Profissional da Saúde, sob a forma de curso de especialização dirigido a Médicos Veterinários, que se caracteriza por oferecer um programa intensivo de treinamento supervisionado em exercício profissional.

A RMV/UFV objetiva oferecer aos ingressantes a oportunidade de aprimoramento de conhecimentos envolvendo diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de afecções que acometem animais domésticos, além de treinamento em educação em saúde, focando suas ações na prevenção de doenças e promoção da saúde da população humana.

A duração do Curso será de dois anos, divididos em quatro módulos de 24 semanas e 30 dias de férias anuais.  E as estratégias educacionais desenvolvidas serão na proporção de 80% práticas e teórico-práticas e 20% teóricas, totalizando uma carga horária de no mínimo 5.760 horas  (60 horas/semana).

Atualmente são oferecidas 05 (cinco) vagas em Clínica Médica de Cães e Gatos; 05 (cinco) vagas em Clínica Cirúrgica de Cães e Gatos;  03 (três) vagas em Clínica e Cirurgia de Ruminantes e Equídeos; 02 (duas) vagas em Anestesiologia em Cães e Gatos e 01 (uma) vaga em Diagnóstico por Imagem em Cães e Gatos.

As atividades da Residência em Medicina Veterinária da UFV serão organizadas em disciplinas específicas dentro de cada subárea de conhecimento oferecida e nelas serão ministrados conteúdos programáticos afetos às clínicas médica e cirúrgica, à anestesiologia, ao diagnóstico por imagem, à bioética, à ética profissional, à metodologia científica, à estatística, às políticas públicas de saúde e ao Sistema Único de Saúde.

Os cenários de prática do curso incluirão o Hospital Veterinário, Propriedades Rurais, Instituições Filantrópicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os setores de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental da Secretaria de Saúde do Município de Viçosa. Nas UBS serão feitas identificações das demandas da comunidade, mediante diagnóstico situacional realizado pela Equipe Multiprofissional de Estratégia Saúde da Família (ESF), com atenção especial ao acompanhamento dos agentes comunitários de saúde.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados